LITERATURA RESENHAS

PRECIOSA

Creio já ter falado deste livro nas redes sociais, mas trago-o novamente à baila. “Preciosa”, da escritora Sapphire, é delicioso. Curtíssimo, lembro de tê-lo lido em uma viagem São Paulo-Salvador.

É escrito em primeira pessoa, e conta a história de uma moça não apenas sem instrução, como oriunda de uma família abusiva (sofreu abuso sexual até da mãe). Os primeiros capítulos do livro são escritos com uma linguagem sofrível. Você entende o que ela está dizendo, mas a gramática é péssima. Dai você acompanha a matrícula dela em um curso de alfabetização para adultos e, à medida que o livro avança, não apenas a gramática vai melhorando, como testemunhamos o amadurecimento e a libertação da protagonista.

Comprar

Uma coisa interessante no livro é testemunhar como atua a professora da escola para adultos. Na primeira aula, ela se depara com uma redação da protagonista, escrita daquela forma sofrível. A professora elogia a redação, demonstra ter entendido tudo o que a aluna escreveu, elogia a sensibilidade presente no texto, e diz:

– Vou te ensinar outros modos de dizer as mesmas coisas.

Estou falando disso porque uma distorção comum é dizer que o sistema progressista de ensino tenta propagar a ideia de que “vale tudo”, “não existe gramática correta” etc. Isto é falso. Os princípios norteadores não são difíceis de entender:

1. Importante é que a comunicação ocorra e as pessoas entendam o que as outras dizem. Um texto pode ter gramática primorosa e não juntar le’ com cré. E pode ter falhas gramaticais, mas ser coerente, envolvente, lúcido.

2. Você irá afastar o individuo que não teve acesso a uma boa educação escolar se o humilhar por conta da forma como ele fala ou escreve. Se, ao contrario, você o acolher, ele será receptivo a aprender a chamada gramática normativa.

Dito isso, insisto: o livro é uma graça e da’ gosto de ler. Altamente recomendado se você tem um filho adolescente que não é muito chegado em livros: ele irá voar na leitura. Há aspectos bem pesados na história da protagonista, mas nada que um adolescente não apenas possa como deva saber que acontece no mundo.

(Livro de onde derivou o filme homônimo. Como quase sempre ocorre, o livro é imensamente superior ao filme).

Alexey Dodsworth
Últimos posts por Alexey Dodsworth (exibir todos)

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Membro da MENSA, Bacharel em Filosofia, mestrando em Filosofia Política pela USP, e também aluno de graduação em Astronomia pelo IAG-USP. Autor de EXTEMPORÂNEO, livro de Literatura Fantástica, selecionado pelo ProAC, e publicado pela Presságio Editora em 2017. Também é autor do romance de sci-fi DEZOITO DE ESCORPIÃO [Editora Novo Século] e do livro de divulgação filosófica OS SEIS CAMINHOS DO AMOR [Editora Verus].