REFLEXÃ0

ESPERANÇA

Eu concordo que o Lula às vezes se empolga e fala umas bobagens – todo mundo faz isso.

Apesar de eu votar nele desde 1989 – votei pela primeira vez aos 22 anos -, tb não acho que ele deveria ser presidente novamente – a prisão o envelheceu bastante, ele tá cansado, talvez doente, mas é o que tem pra derrotar Bolsonaro e essa ameaça constante à democracia (risco reconhecido mundialmente, todo mundo sabe) e todo o retrocesso que ele representa em todas as conjunturas.

A tal terceira via fabricada pela imprensa não decolou.

Eu jamais sequer cogitaria votar em B – muito antes de ser governo, eu já tinha horror dele.

Nem todo mundo se não lembra – ou não assistia -, mas o extinto CQC o mostrava muito em Brasília, como uma chacota, mas eu já tinha asco dessa criatura – tá na cara que é corrupto, miliciano, um lixo de pessoa. E o governo que ele fez, suas atitudes durante a pandemia e tudo mais, falam por si.

Mas eu respeito quem quer insistir em mantê-lo lá – não entendo, mas respeito; e respeito exatamente porque vivemos numa democracia e é por isso que cada um tem direito a decidir o que acha melhor pro seu País.

Então desejo que cada um vote com sua consciência – especialmente os mais jovens, que são o futuro do Brasil.

Que pesquisem, leiam a História – nossa e de outros países – , leiam sobre as democracias e as ditaduras, o que efetivamente configuram, o que acontece quando os poderes Legislativo e Judiciário são confiscados e como essa quebra nas instituições pode mudar a vida de uma nação. E tomem sua decisão. 

Faltam 3 dias – e eu espero que seja resolvido no primeiro turno. Eu acho que o Brasil não merece mais 28 dias de “Jair” com seu vocabulário chulo, de embate entre as instituições, conflitos entre as pessoas, agressões, ameaças, violências, etc… 

Eu gostaria de ver B descendo a rampa preso; mas se ele sumir do Brasil como vem declarando, já me sinto aliviada.

Vote com consciência, sem violência – a democracia começa pelo respeito às divergências.

Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.

Deixe um recado