CINEMA | SÉRIES FALAS CONTADAS

ARGENTINA 1985

Thriller jurídico que tem como protagonista o adorado – e adorável – Ricardo Darín sob a direção do cineasta  Santiago Mitre, “Argentina, 1985” foi indicado ao Oscar 2023 de Melhor Filme Internacional.

Disponível na Amazon Prime, o longa já venceu o Globo de Ouro 2023, com o troféu de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Também foi indicado ao Leão de Ouro de Veneza – de onde saiu com Prêmio da Crítica (votado pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica) -, e laureado com o prêmio de júri popular de San Sebastián.

Devassando os anos de chumbo na Argentina – estima-se que, entre 1976 e 1983, até 30 mil pessoas morreram nos porões da ditadura mais sanguinária da América Latina -, Darín dá vida ao promotor Julio César Strassera (1933-2015), revivendo feitos reais dos meses de abril a dezembro de 1985, quando ocorreu o julgamento das juntas militares –  que incidiu sobre nove militares acusados de tortura e morte de civis durante a ditadura.

A Argentina viveu o processo ditatorial mais feroz de sua história quando Raúl Alfonsín assumiu a presidência da nação e iniciou um período de recomposição de direitos e garantias para os cidadãos, enquanto tentava forjar uma democracia definitiva.

Misturando imagens reais e fictícias, com foco na figura do promotor Julio Strassera, o filme mostra como a força tarefa criada pelo promotor avançou na coleta de provas apesar das constantes ameaças a seus integrantes e denunciantes.

Ao final, 43 militares da mais alta patente e que atuaram na ditadura, foram condenados à prisão perpétua.

Num parâmetro com o Brasil, não podemos esquecer que o governo anterior exaltava ditadores e temos até nomes de rua de torturadores.

Os vencedores do Oscar serão anunciados na cerimônia marcada para 12 de março, em Los Angeles. Assista antes dessa data.


Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.

Deixe um recado