CRÔNICAS FALAS CONTADAS

UM ANO SEM LUNA

Um ano. Um ano, dizem os entendidos, é um tempo razoável pra gente se recuperar de uma perda, de um trauma, de uma dor. É um tempo pra você já não chorar todo dia por algo que te entristeceu demais.

É, sim – se você não pensar no assunto, consegue. Mas não hoje.

Então hoje, dia em que mais uma vez me rendo a essa tristeza, escolhi essa única foto pra honrar a memória de Luna. Porque quando eu registrei esse momento, durante o passeio diário, eu também chorei.

Fazia pouco mais de um ano que ela já estava conosco, mas às vezes, quando a gente olhava pra ela, dava de cara com esse olhar perdido e isso me invadia de um misto de sentimentos, da raiva ao amor profundo – eu nunca entendi como alguém foi capaz de abandoná-la, uma cachorra de tamanha doçura, mansa, calma, obediente, tranquila, como alguém foi capaz de imprimir na sua vidinha tão curta essa melancolia. Fora as marcas de maus tratos – que sempre me fizeram pensar que, apesar dela não entender,  tal pessoa lhe fez um enorme favor.

E quando penso em Luna, tento me confortar com a ideia de que proporcionamos a ela quase seis anos da melhor vida que pudemos, mas eu ainda sinto que falhei, que não fiz o bastante, ainda estremeço todas as vezes que me lembro daqueles últimos dias, e ainda não me acostumei…

Ela merecia que eu estivesse mais atenta – não sei bem a que, e também não sei o que me escapou… talvez aquela madrugada, três dias antes, que um uivo de dor nos acordou sobressaltados… só que ela seguiu dormindo encostada na minha perna, e pela manhã parecia normal… Minha mente ainda  busca o que não vi, mas no momento em que aquele coraçãozinho parou de bater, o meu se partiu em infinitos pedaços.

Hoje, o desejo de que ela ainda estivesse aqui, senta-se de um lado de mim e me enche de saudade… Meu amor e gratidão pelos breves anos de companhia, sentam-se no outro. E entre eles, essa impotência por não ter feito mais…

Nesse um ano de seu desaparecimento, mais uma vez te dou boa noite pra sempre, minha Luna negra 🌑🖤🐾🐾♥️

***

Para Luna • 🌟Adotada em 31/07/2017 (+/- 3 anos) • 💫🌈 15/05/2023

Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.

Deixe um recado