FALAS FEMININAS REFLEXÃ0

40 – AGEÍSMO

“Aprender” é verbo transitivo direto e deveria ser conjugado a vida toda.

E isso parece que, entre outras coisas, precisa ser ensinado para  as “mocinhas” – no diminutivo mesmo – que  hostilizaram uma mulher de 40 anos – estudante como elas -, mostrando que pais vem falhando na educação de seus filhos, assim como educadores.

Que as aulas de Filosofia – que ensinam a pensar e agregam ética -, suprimidas do ensino médio como matéria específica e incorporada a outras, foram um estrondoso erro no currículo das escolas.

O ocorrido também mostra que valores como respeito e empatia estão fora do radar de muitos jovens – essas em questão, pretendem ser Biomédicas, a área científica que une a Biologia e a Medicina para estudar doenças humanas, seus elementos ambientais e epidemiológicos.

A geração dos últimos 30 anos está sendo formada nas redes sociais – que, sem qualquer cerceamento, transformou a internet numa terra de ninguém, produzindo seres que parecem não saber se relacionar decentemente, que não se importam em ofender e não tem nenhuma consideração pelo outro. Uma geração que aparenta estar se graduando no menosprezo, no desrespeito, no descaso, cuja única meta de muitos é viralizar no Tiktok, ser “influencer” – e pra alcançar esse objetivo, vale tudo.

Então penso que passa da hora de pais refletirem e se perguntarem que tipo de humanos estão moldando. De encarar os filhos com “olhar de helicóptero” e perceber que não são mais aquele fofo “bebê Johnson”, mas espelho dos dogmas que estão ensinando – e checar que princípios são esses…

É bom também avisar as mocinhas que se elas tiverem a sorte de não morrer antes, vão chegar aos 40 anos – e passar deles. Portanto, é bom torcer pra que as novas gerações não se comportem como elas.

Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.

Deixe um recado