DIETA COM SABOR

PINHÃO

Quem gosta de pinhão? Nunca fui muito fã, mas nesse fim de semana, em Campos do Jordão, um segredinho que aprendi com a Bernadete, uma cozinheira de mão cheia, me fez mudar de ideia.

Ele não é super calórico como se pensa, mas deve ser consumido com moderação. O que mais se destaca é o carboidrato complexo, que garante mais saciedade ao organismo. Assim, ele é excelente fonte de energia e possui baixo índice glicêmico – ou seja, sua glicose é lentamente absorvida pelo organismo, fazendo com que não ocorram picos de glicemia.

Além disso, o pinhão é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, e zinco, sendo excelente para o sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio. Ainda, ajuda no controle do colesterol, prevenindo doenças cardíacas.

O preparo é simples (mas um pouco demorado), e o segredo é não colocar sal durante o cozimento e banhar na manteiga depois de pronto.

Confira a Receita da Bernadete:

  • Coloque o pinhão na panela de pressão, com bastante água e deixe no fogo por aproximadamente 1 hora – abrindo de vez em quando para adicionar mais água se sua panela não for muito grande.
  • Quando os pinhões começarem a abrir as pontinhas, está no ponto.
  • Descasque – essa é a parte mais chatinha. Pra ficar mais fácil, aperte a ponta de trás.
  • Numa vasilha, coloque um pouquinho de manteiga – só pra banhar e de acordo com a quantidade do pinhão -, coloque sal a gosto, e leve ao microondas para derreter (a manteiga) – um minutinho costuma ser suficiente.

E sirva. Com o friozinho que daqui a pouco baterá às portas, é delícia, mas lembre-se: cada 100 gramas tem, em média, 200 calorias.

Estilo 40
Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Estilo 40

Perfil Digital do Portal Estilo 40, ao qual são reportados assuntos aleatórios - como receitas, decoração, beleza -, garimpados em outros portais ou escritos por Débora Böttcher.