Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?
Segundo Inélia Garcia, diretora do Studio Pilates do Brasil, o método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
As aulas apresentam:
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.
Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.
Pilates também é indicado para quem está na luta contra a gordurinha localizada.
De acordo Eliane Coutinho, professora PHD da FisioCiência, os 34 exercícios do Mat Pilates (realizados no solo) ativam a musculatura profunda do abdome e alguns exercícios específicos fortalecem e definem a região de forma mais eficaz e, o melhor, sem sobrecarregar a sua coluna vertebral. Para quem está começando agora, ela lembra que cada exercícios deve ter, no máximo, 10 repetições para evitar a fadiga muscular e, consequentemente, prevenir possíveis lesões. “O tempo de cada exercício de Pilates é determinado pelo tempo da respiração de cada indivíduo. Por isso, quanto mais longa for a expiração, maior será o tempo de execução do exercício”, explica a professora.
Ao contrário dos tradicionais exercícios abdominais que devem ter intervalo de 48 horas para um melhor resultado, o pilates pode ser praticado diariamente. Quanto maior a frequência, mais rápido se desenvolve a força e a definição muscular. Após 30 aulas já se obtém uma mudança visível no corpo, promovendo também uma melhora na postura do aluno. Joseph Pilates já dizia: “vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 aulas e terão um corpo novo em 30 aulas’”, destacou a professora.
Para quem não conhece, o objetivo do pilates é promover força e flexibilidade muscular através de exercícios de equilíbrio neuromuscular, ou seja, um treinamento capaz de deixar os músculos mais fortes e alongados. Alguns estudos também apontam que os exercícios podem auxiliar as pessoas que estão em constante briga com a balança e desejam perder peso. “Já existe estudo que mostra o efeito do Mat Pilates na redução do percentual de gordura e da diminuição da obesidade.
Assim, esse método também poderá ser usado para redução de peso”, explicou Eliane.Mas, não é só o seu corpo que se beneficia com a prática do Pilates, por trabalhar a musculatura respiratória: a técnica é capaz de ensinar até os indivíduos mais estressados a respirar corretamente, o que contribui para liberar a ansiedade contida no diafragma e a consequência dessa ação está diretamente ligada ao controle da ansiedade e a diminuição do estresse. Precisa de mais?O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. Experimente!
Por Paula Perdiz, Mais Equilíbrio
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024