Glúten é uma proteína encontrada nos cereais, como trigo, centeio, malte, aveia e cevada, entre outros, e faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, que não conseguem digerir bem esta proteína e, por isso, quando consomem alimentos com glúten ficam com sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal.
A “Dieta sem Glúten” consiste em cortar os alimentos com esse componente e seus defensores acreditam que quando o glúten é retirado da dieta, a carga glicêmica do alimento diminui. Isso reduz a liberação de insulina, hormônio responsável pelo acúmulo de gordura no organismo. Mas para a BDA (Associação Dietética Britânica), a dieta pode ser benéfica para pessoas sensíveis ao glúten, que podem sofrer de males como anemia, constipação crônica, fadiga, enxaqueca, entre outros. No entanto, eles afirmam: “Não há pesquisas oficiais que provem que a suspensão do glúten na dieta resulta em perda de peso”.
A Nutricionista Tatiana Zanin diz que retirar o glúten da alimentação é comum em algumas dietas de emagrecimento, pois o glúten está presente em muitos alimentos e, ao retirar o glúten da alimentação se reduz os alimentos ingeridos, comendo menos, o que ajuda a emagrecer. De toda forma, consulte sua nutricionista para saber se essa medida convém para você.
Essa receita de Pão Caseiro sem Glúten da Anna Fasano é boa para quem precisa ou quer apenas experimentar uma opção de pão sem glúten. Para ela você vai precisar de:
1 xícara de polvilho doce | 1 xícara de polvilho azedo | 1 xícara de água quente | 1 xícara e 1/2 de farinha de arroz | 01 colher de café de sal | 02 colheres de café de açúcar | 20 gramas de fermento biológico | 1/2 xícara de óleo de canola | 03 ovos
Preparo: Acrescente em um bowl os dois polvilhos e a água quente, misture até virar uma massa lisa. Deixe esfriar e acrescente o restante dos ingredientes: Sal, açúcar, óleo, farinha, ovos, e o fermento. MISTURE BEM! * Dica: Antes de adicionar o fermento, dissolva-o em um pouquinho de água morna. Em uma assadeira untada com manteiga e farinha de arroz, despejar a massa na forma , espalhe igualmente para não crescer mais de um lado do que do outro. Coloque-o no forno para a massa crescer (sem ligar o fogo) para descansar por 01 hora. Evite abrir o forno para ele não murchar. Após essa 01 hora, ligar o forno e deixar assar por 45 minutos mais ou menos – faça o teste do palito.
E bom apetite!
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024