Está ficando cada vez mais comum: as crianças estão engordando no mesmo ritmo que os adultos, e no Brasil um terço das crianças com idade entre 5 e 9 anos já estão acima do peso, segundo o IBGE.
Mas com dicas simples, você ajuda seu filho a não engordar as estatísticas da obesidade infantil.
:. Primeiramente, dê apoio emocional para a criança – isso é difícil para ela (ela também não gosta de estar acima do peso).
:. Consulte seu médico de confiança para uma avaliação da saúde da criança e orientação sobre melhor escolha dos alimentos para a idade e o biotipo dela. Faça uma mudança de hábitos alimentares para toda a família e oriente a criança a comer devagar.
:. O aleitamento materno deve ser feito até os seis primeiros meses de vida do bebê, pelo menos – sendo recomendado até os dois anos (ou mais), complementado com outros alimentos (após os seis meses, pois bebês só devem ingerir alimentos sólidos depois dessa idade). O leite materno proporciona nutrição na medida certa, diminuindo os riscos de obesidade na infância e na adolescência.
:. Frutas e vegetais devem fazer parte de todas as refeições, pois são alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança – além de serem pouco calóricos e quase não terem gordura.
:. Crianças devem evitar beber refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar e adoçante: água é a melhor alternativa para a hidratação.
:. Evite doces, chocolates, bolachas, sorvetes, fast foods, embutidos e frituras durante a semana. Explique que essa categoria de alimentos deve ser consumida com moderação e incentive trocas saudáveis. Além disso, não deixe guloseimas à vista nem ofereça como forma de premiação ou retire como punição, pois tornam-se ainda mais importantes e valorizadas. Também não acrescente açúcar refinado em excesso nos alimentos ou preparações, para que a criança não seja condicionada a sempre procurar esse sabor.
:. As atividades físicas são essenciais, e devem ser praticadas em família para que vire um hábito. Convide as crianças para brincar, andar de bicicleta, nadar ou fazer uma simples caminhada no parque.
Fonte: Timolico
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024