(Editora Moderna)
Se você tem filhos adolescentes, “Navegando em Mares Conhecidos”, da escritora Silmara Franco, é um bom título: um pouco da história da internet, as gerações X, Y e Z, ética, a nova linguagem, curiosidades e, principalmente, os ‘perigos’ que rondam os jovens internautas.
A ideia é ajudá-los a entender como a rede efetivamente funciona, maximizando a segurança e evitando as roubadas, já que a internet tem benefícios e riscos quase em iguais proporções. É um estímulo ao debate para os jovens – que utilizam a internet para o bem e para o mal (e em se tratando do segundo caso, o lado indevido de um meio de comunicação tão potencial, que engloba a exposição excessiva das pessoas, manifestações de ódio e intolerância, por ex., a discussão se agiganta).
Em formato de almanaque, usa e abusa de hipertextos, sendo um livro de leitura fácil, com informações rápidas, interativas e indicações de temas correlacionados. Também vem com indicações e referências de links com vídeos e conteúdos, sugestões de leituras, discussões paralelas, dicas e mandamentos para o melhor uso da rede mundial de computadores.
Sob a batuta de Januária Alves, o livro faz parte da Coleção “Informação e Diálogo”, da Editora Moderna, recomendada para a moçada do ensino fundamental II. A Coleção conta com mais um título – “O Que Você Quer Ser Quando Crescer”, de Dinah Salles de Oliveira -, que tem como objetivo ser um roteiro de pesquisa que mostra as múltiplas áreas de interesse e ajude os jovens a buscar informações, a questionar e discutir o assunto “trabalho e empreendedorismo” muito antes da escolha profissional. O livro relata histórias de empreendedores, informações sobre trabalho, carreiras do futuro, questões legais e curiosidades sobre profissões – entre outros assuntos.
Silmara ainda alimenta o blog Fio da Meada com crônicas, contos, minicontos, cartas, poesias e afins. Suas crônicas também são publicadas aos Domingos em Estilo 40. Vale ler.
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024