Quinta-feira pede um macarrãozinho? Se você gosta de macarrão e pensa que durante o processo de emagrecimento precisa abrir mão desse alimento, enganou-se: é só comê-lo do jeitinho certo que você aproveita todas as suas propriedades e sabores, pois o macarrão é muito nutritivo.
Suas versões enriquecidas têm baixo teor de gordura, são uma boa fonte de folato (vitamina da qual as mulheres precisam, principalmente entre os 20 e os 40 anos) e têm apenas cerca de 200 calorias por xícara (o equivalente a uma bola de tênis de macarrão cozido).
E o melhor: o macarrão integral tem um pouco menos de calorias e três vezes mais fibras do que o macarrão convencional, o que promove uma absorção mais lenta da glicose pelo organismo, dando maior saciedade. Ele também tem micronutrientes como vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e sais minerais, que estão concentrados na casca do grão de trigo. É claro que, sendo integral ou não, se o macarrão estiver mergulhado em molho cremoso, ele terá muita gordura e calorias. Por isso, para a dieta prefira sempre a versão integral e evite molhos brancos, rosé ou à base de queijos.
Há diversas maneiras de aumentar o sabor desse alimento e, ao mesmo tempo, torná-lo mais saudável. Por exemplo, se você come carne, pode preparar o macarrão com carne moída ou pedacinhos de carne e molho de tomate caseiro; você ainda pode optar pelo salmão, peito de peru. Se você não come carne, o molho de tomate caseiro é uma ótima opção, além de ervilha, tofu, mussarela de búfala, queijo de cabra e branco e, ainda acrescentar legumes, como brócolis ou abobrinha, transformando-o em uma refeição completa.
Você também pode prepará-lo com frango, alho, alho poró, tomate, azeite, folhas de rúcula (misture no prato) e pedaços de queijo branco ou de búfala. Com frutos do mar, como camarão no azeite, ou atum/sardinha em lata, pedaços de tomate e queijo (branco ou de búfala), fica divino!
Em todas as versões, adicione temperos e ervas, como manjericão, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta, e até as ‘nuts’ (como nozes e castanhas), para acentuar o sabor e usar menos sal.
Varie, invente sua receita e delicie-se!
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024