O cultivo de plantas na cozinha é uma boa pedida para agregar sabor e frescor às comidas e ainda aumentar o charme da decoração
Coentro, manjericão, alecrim, hortelã, tomilho, orégano. Já pensou em colher essas hortaliças diretamente da terra na hora de cozinhar? Uma ideia atrativa, mas, aparentemente, pouco provável para quem mora em apartamento ou não tem tempo para o cultivo. A boa notícia é que, interessados na beleza que essas plantas conferem aos ambientes, profissionais da decoração apresentam soluções simples e criativas para quem deseja ter sua hortinha particular.
“Por menor que seja o espaço, sempre há lugar para cultivar certas plantas e, melhor ainda, surpreender-se com seus aromas! Elas são sempre o arremate para qualquer projeto. As plantinhas podem ornamentar janelas, bancadas e aparadores, além de valorizar projetos por meio de cores que dão vida aos espaços”, avalia a designer de interiores Fabiana Visacro.
Outro detalhe a ser levado em conta é a versatilidade do cultivo, que possibilita a aplicação de várias ideias. “É possível ser criativo ao montar sua hortinha. Pode-se utilizar vasinhos, latas, garrafas pets, baldinhos. Existe uma infinidade de ideias a serem exploradas”, defende a arquiteta Marina Dubal. A designer de interiores Laura Santos concorda: “O local para o cultivo pode ser um canteirinho, uma caixa de madeira ou um vaso mais comprido. Outro material bastante utilizado para o cultivo de plantas é o ‘Bacsac’. De tecido ecológico bastante flexível, pode ser colocado em qualquer ambiente, pois mantém o equilíbrio entre a terra, o ar e a água”, sugere.
Independente do recipiente é importante estar atento a alguns cuidados que irão garantir o sucesso do plantio. “Para crescerem viçosas, especialmente em apartamentos e ambientes internos, os vegetais necessitam de alguns cuidados especiais, que começam já na escolha do que será cultivado. Afinal, cada espécie exige iluminação, temperatura, rega e tipos de vasos apropriados. Para a maioria das plantas, a rega deve ser diária e o sol da manhã é o mais apropriado. A iluminação natural e a ventilação do ambiente são fundamentais para o desenvolvimento das mudas e estes dois aspectos devem ser levados em conta para a elaboração do projeto”, alerta Fabiana.
Depois de conciliar a escolha das plantas e do recipiente com as especificações dos projetos é só colher – literalmente – os bons resultados. “As hortinhas estão em alta, pois combinam com o estilo de vida saudável e sustentável que é muito valorizado hoje em dia. Portanto, elas se harmonizam com todos os estilos de decoração: das rústicas às mais contemporâneas”, arremata Laura Santos .
Fotos: Henrique Queiroga
Veja outras ideias e inspire-se!
- AZUL PARA QUARTOS DE MENINAS - 24/01/2017
- DECORAR PARA BRINCAR - 22/09/2015
- CARPE DIEM É COISA DO PASSADO - 20/07/2015