Entrando no clima para o Dia dos Namorados, uma das receitas mais tradicionais é a de Fondue de Queijo. Há muitas marcas prontas no mercado e eu já experimentei várias – inclusive as de preço mais em conta – e todas são muito gostosas. Os queijos indicados para compor a receita, são queijos que possuem buraquinhos, como o Gruyère, o Emental e o Estepe – frutados e adocicados.
Mas alguns chefs renomados atestam que não há queijos que não possam ser usados, só há os mais indicados. Os mais indicados, portanto, são queijos nobres e os preços também acompanham o status. Assim, faça as contas do custo benefício e se optar por comprar uma marca pronta, sugiro que, seguindo as instruções do rótulo, passe o alho nos lados e fundo da panela, despeje a mistura pronta do Fondue, mexa bem e coloque em fogo baixo; quando começar a ferver, acrescente meia xícara de leite: isso deixa a textura mais cremosa e não muda em nada o sabor.
Se você preferir preparar o seu próprio, para essa receita que sugiro vai precisar de 200g de queijo gruyère | 300g de queijo estepe ou emmental (você pode usar 150 g de cada, mas um dos dois é suficiente) | 1 dente de alho | 1 pitada de noz moscada (opcional) | 1 colher de sopa de maizena | 3/4 de um copo de vinho branco seco (cerca de 180ml) | 1/2 xícara de leite
Passe o alho nos lados e fundo da panela. Rale os queijos no ralador (ou processador), dissolva a maisena no leite, salpique a noz-moscada, e coloque os queijos e o leite com a maisena que você preparou na panela, já untada com o alho, e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente os queijos; acrescente então o vinho e mexa até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura. Não costuma acontecer, mas caso fique muito líquido, dissolva mais uma colher de maisena em meia xícara de leite e adicione à mistura, mexendo até encorpar – sempre em fogo baixo.
Bem quente, posicione a panelinha sobre o rechaud com a chama acesa, para manter-se aquecido – mas não muito alta, pois pode queimar o fundo enquanto vocês se servem, mudando o sabor.
Em ambos os casos, sirva com pão italiano ou ciabata, que são pães mais encorpados e não dissolvem quando banhados no Fondue; mas na falta desses você pode usar outro pão – desde que tenha consistência firme para não se despedaçar quando mergulhado no queijo.
Se você quiser acrescentar acompanhamentos, a receita combina bem com batatinhas (bolinhas) cozidas, tomate cereja temperado com orégano e azeite, salsicha, cubos de presunto e champignons.
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024