Sem dúvida, a flacidez é um dos pesadelos mais frequentes das mulheres e também de alguns homens.
A partir dos 30 anos já se nota mais frequentemente, e existem vários fatores que aceleram a aparição da flacidez até em pessoas mais jovens. As partes do corpo mais suscetíveis são os braços, as pernas, o pescoço, as pálpebras e o entorno dos lábios.
A flacidez é, basicamente, a falta de movimentos ou exercícios no músculo, o que provoca um deficit na tensão. Também pode ocorrer a flacidez do tecido epidérmico, que é mais simples de tratar porque com alguns exercícios específicos se reverte a situação. Não obstante, é preciso saber que a elasticidade da pele e sua recuperação é um processo árduo, longo, e que não depende somente dos movimentos realizados.
Veja abaixo algumas recomendações adicionais:
:. Evite dietas emagrecedoras extremamente drásticas, porque fazem desaparecer a gordura que sustenta a pele.
:. Evite a exposição excessiva ao sol, porque se formam radicais livres que debilitam as fibras da derme.
:. Se você fuma, PARE!
:. Mantenha uma alimentação saudável, evitando as gorduras ruins e comendo mais fibras.
:. Siga uma rotina de exercícios aeróbicos ao menos três vezes por semana e uma hora cada sessão, além de complementar, duas vezes por semana, com a prática de natação, caminhada, bicicleta, ou trekking.
:. Beba muita água.
Exercícios para eliminar flacidez dos braços:
Essa quantidade de pele que parece estar sobrando nos braços pode ser enrijecida e eliminada com exercícios. Muitos deles podem ser feitos em casa.
:. Realize flexões no chão, de forma o único ponto de apoio e de manutenção do peso do corpo seja os braços. A forma de fazer flexões pode variar muito, sendo mais comum deitar-se no chão e levantar todo o corpo usando os braços. Se nunca o fez antes, junte os joelhos e apoia no chão, assim terá maior estabilidade, fará menos esforço e suas costas sofrerão menos.
:. Encha uma garrafa de água ou refrigerante com pedras, areia, água ou o que possa gerar peso. Se puder, compre os pesos em uma loja de produtos para ginástica. Em pé, separe um pouco as pernas e segure o peso com a mão esquerda, levante a mão até que fique reta em cima da cabeça, e com a mão direita segure o cotovelo. Levante e abaixe o peso por detrás da nuca. Repita dez vezes, esticando bem o braço e sem tocar a cabeça. Mude de lado e realize duas séries de dez com cada mão.
:. Em pé e com as pernas abertas na largura do quadril, pegue uma bola de borracha e coloque entre a mão direita e a lateral da perna desse lado.Realize certas pressões com ritmo, apertando a bola com a palma da mão e contra a perna. Repita 20 vezes e mude de lado.
Exercícios para eliminar a flacidez nas pernas
São aqueles que, por regra geral, permitem também emagrecer, pelo qual podem demorar um pouco mais para ” fazer efeito” que os realizados para os braços ou outra parte do corpo. Por exemplo, ande de bicicleta, suba pelas escadas em vez de utilizar o elevador, pule corda, caminhe de forma rápida ou corra moderadamente. Repita ao menos quatro vezes por semana, uma hora por dia.
Outra forma boa de endurecer as pernas e as coxas é fazer exercícios como fosse sentar. Encoste em uma parede e abaixe e suba flexionando os joelhos. Também pode ser feito com pesos nas mãos. Ambas as formas devem ser realizadas em séries de 12 repetições.
Uma atividade que mexe com o corpo todo e muito benéfica tanto para o emagrecimento quanto para o condicionamento físico e enrijecimento dos músculos, é Pilates. Para essa modalidade, o ideal é procurar uma academia com orientação para seu treino.
Adaptado de Melhor com Saúde
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024