A decisão de eliminar peso e começar uma dieta não é tarefa fácil, principalmente porque requer uma mudança de hábitos, atitudes e crenças muitas vezes antigas. Muita gente sofre só de pensar em “dieta” e imaginar que tão cedo não poderá comer aquela lasanha deliciosa no almoço de domingo. Que tal mudar alguns conceitos e encarar o processo de forma mais leve?
Nada de radicalismo: dietas radicais e muito restritas em calorias além de não favorecer o emagrecimento, ainda prejudicam a saúde. Esqueça a ideia de que, para emagrecer, é preciso passar fome: de barriga vazia certamente você vai sentir mais vontade de devorar qualquer prato. E quanto a lasanha, você não precisa excluí-la do seu cardápio, basta que tenha moderação na frequência e na quantidade.
Simplifique o cardápio: decidir fazer dieta não significa que você tem que deixar de comer os alimentos de costume e passar a preparar refeições mais elaboradas e comer somente alimentos light/diet. Muito pelo contrário: quanto mais trivial for o seu cardápio e o mais próximo da sua alimentação rotineira melhor. Dessa maneira, você precisará somente controlar as quantidades, aumentar o consumo de alguns alimentos e diminuir o consumo de outros.
Comer doce é permitido: você não precisa, e nem deve, comer uma banana split ou um pote de mousse de chocolate todos os dias. Mas comer um docinho por dia não tem problema. Só é importante que evite os doces muito calóricos e modere na quantidade. E se comeu um doce depois do almoço, não coma outro depois do jantar: nesse caso prefira uma fruta ou uma gelatina light.
Atividade física sim, mas sem exagero: para emagrecer não é preciso passar o dia na academia ou fazer duas aulas seguidas. O ideal é que pratique pelo menos uma hora de exercício por dia. Mas se não tem tempo, uma caminhada de 30 minutos todos os dias ou de uma hora 3 vezes na semana, já é muito bom.
Mantenha sua vida social: não isole-se em casa só porque está de dieta. Você pode, e deve, sair com os amigos, com a família e ir a festas. Se acha que consegue controlar-se nesses eventos, comendo de maneira moderada e fazendo escolhas saudáveis, tudo bem. Mas se não se sente segura e acredita que cairá em tentação, coma antes de sair de casa. Se perceber que exagerou, não entre em desespero e jogue tudo para o alto. No dia seguinte, volte a seguir sua dieta e aumente a atividade física.
Fonte: Mais Equilíbrio
Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024