Segunda-feira é o dia oficial da dieta e se você está decidindo-se por começar seu programa de reeducação alimentar hoje, certamente vai procurar informações sobre DETOX – o termo popular para referir-se a “desintoxicação” -, e muitos pensam que é algo novo, moderno ou da moda.
O Fantástico (veja a matéria clicando no link) investigou a onda do detox e testou eficácia de dez produtos vendidos no mercado.
Mas o que é DETOX? Detox é como uma faxina interna, que tira do organismo o que é tóxico através do hábito de alimentar-se de forma mais saudável, eliminando o que não serve, atrapalha e destrói a vitalidade celular.
E, vejam só, os cães fazem Detox quando estão com azia e procuram matinhos para comer; nossas avós faziam Detox tendo uma horta própria no jardim; o homem na era paleolítica fazia Detox plantando e retirando alimentos da terra. Está nas origens dos seres, é um impulso natural e, assim, deveria fazer parte da nossa rotina. Só que, atualmente, ‘fazer Detox’ parece ser um luxo de quem decide ter uma lifestyle – ‘novo estilo de vida’. Ou algo sobrenatural de pessoas “neuróticas” com alimentação.
Nada disso: Detox deve ser algo como escovar os dentes, tomar banho, dar um jeito na casa: natural e cotidiano. E o ideal é mudar um pouquinho por dia, escolhendo melhor os alimentos, sem radicalismos – e incorporar o Detox.
Portanto, não é necessário sair em busca dos sucos milagrosos à venda – os testados pelo Fantástico não apresentaram nenhuma comprovação dos alimentos que efetivamente ‘limpam’ o organismo. Além disso, Nutricionistas afirmam que não há evidencias científicas de que realmente os sucos verdes funcionem como uma dieta desintoxicante. E, segundo Liane Quintanilha Simões, do Conselho dos Nutricionistas, não havendo evidencias científicas, a orientação é para terem cuidado na sua utilização.
Assim, faça você mesma seu suco verde em casa: é fácil, simples e, com produtos que você sabe a procedência, só pode fazer bem. Mas não é pra alimentar-se só de suco verde, hein?! Ele pode fazer parte de um lanche da tarde ou mesmo do café da manhã, mas não deve substituir nenhuma refeição. Confira algumas receitas, varie, experimente e invente a sua.
E é fato: ao alimentar-se de forma mais saudável, o sono melhora, o corpo desincha e fica mais leve, a disposição cresce e a pele agradece.
Inserindo as dicas básicas no dia a dia, o Detox reprograma a nossa mente e nos faz sair da inércia dos excessos: passamos a manter uma alimentação equilibrada e a reduzir as porções naturalmente. Você pode programar-se para seguir o Detox por uma semana, mas esse pode ser o primeiro passo para quem quer se adaptar a um estilo de vida mais saudável.
Fontes: Nutricionistas Ísis Moreira e Catherine Vanazzi | Fantástico
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024