INCHAÇO? Se você costuma ter dores nas pernas e a sensação de inchaço tem se tornado uma rotina, fique atento, pois pode ser resultado de uma alimentação com muito sal, do consumo inadequado de água ou até sintoma de várias doenças.
Descartada esta última hipótese, aposte nos alimentos ricos em potássio para se prevenir contra o problema do acúmulo de líquidos no organismo, pois o edema ou inchaço é resultado do extravasamento de líquidos que saem dos vasos sanguíneos e vão para o tecido subcutâneo – e o sódio (sal) é quem carrega a água para dentro dos vasos. Quando há um consumo excessivo de sódio, o organismo se sobrecarrega de líquidos e o rim, responsável por eliminar o líquido acumulado, não consegue cumprir esta tarefa, o que causa o edema.
O efeito disso pode ser sentido no inchaço dos pés, mãos, coxas, tornozelos, mamas e região abdominal, o que é visível se pressionarmos o dedo sobre a pele, pois deixa uma marca temporariamente. A pele fica com um aspecto brilhante também. E o peso pode subir cerca de 2 quilos.
Além de ter uma alimentação com uma quantidade adequada de sal e beber água, outros hábitos são indicados para prevenir o problema, como o consumo de alimentos diuréticos e, como já citado, os ricos em potássio, que aumentam a excreção renal de sódio. São exemplos de alimentos ricos em potássio, o melão, água de coco, banana nanica e prata, laranja, kiwi, acelga crua, couve crua, beterraba crua, tomate, batata doce, soja, damasco, abacate, feijão e lentilha.
* Não precisamos de mais água do que a sede pede, mas para calcular o consumo máximo de água por dia, faça uma conta simples: peso corporal (Kg) x 0,033 = ml (lembrando que alimentos como frutas e verduras, contém água). Uma boa média é: para uma dieta de 1200 calorias, 1,2 litros de água – água em excesso também faz mal.
Fonte: Revista Boa Forma
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024