Muita gente se espanta como se pôde transformar um doce tão simples como o brigadeiro em algo tão ‘fashion’. E nem todo mundo sabe que o brigadeiro chamado ‘gourmet’ nada mais é do que o brigadeiro feito com chocolate em barra – e aí, quanto mais qualidade o chocolate tiver, mais ‘gourmet’ ele fica (e mais caro é também).
O chocolate belga é um dos mais usados nessa empreitada – tanto o branco, que é usado para quando se quer acrescentar sabores – como pistache, côco, amêndoas, nozes, morango -, quanto o chocolate na essência pura.
O restante dos ingredientes continua o mesmo – leite condensado e manteiga: para cada lata de leite condensado e uma colher de sopa de manteiga, você pode usar em torno de 170 grs de chocolate (uma barra padrão).
Pique bem e misture tudo, levando ao fogo baixo, até dar o ponto normal – que é quando está soltando do fundo da panelinha. Para ficar mais gourmet, raspe chocolate e, ao invés de passar no granulado, confeite com as raspas.
O de côco com chocolate branco (use em torno de 150 grs de côco), você pode confeitar com raspas de amêndoas, por exemplo.
Para fazer o brigadeiro de colher, assim que o brigadeiro encorpar, mas antes de estar soltando do fundo, tire do fogo e acrescente uma caixinha de creme de leite (ou lata, mas sempre sem soro e na proporção ‘uma pra uma’). Mexa bem e disponha em copinhos ou taças.
Mas você também pode fazer o brigadeiro tradicional, de um jeito quase gourmet, com cacau – meu preferido: duas colheres de cacau em pó para cada lata de leite condensado + uma colher de manteiga e uma colherinha rasa de café em pó. Fica menos enjoativo – o café corta o doce – e mais ‘gourmet’.
Aproveite o fim de semana para testar a guloseima na forma sofisticada que lhe foi conferida – tenho certeza de que sua família vai adorar ser cobaia nessa aventura. Você também pode presentear com os docinhos – raramente alguém não gosta de brigadeiros e é sempre chic.
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024