Bacalhau é tudo de bom (pra quem gosta de peixe, claro), e essa receita é simples, mas muito saborosa.
Bacalhau é um peixe muito saudável, mas por causa do sal e do excesso de azeite no preparo, pode ficar muito pesado. Portanto, dessalgue-o bem fervendo-o e trocando a água por umas três vezes, pelo menos. E se por conta do preço o bacalhau não couber no seu orçamento, essa mesma receita pode ser usada para o preparo de outro peixe, como o cação em postas ou o lombo de cação, por exemplo. Ou mesmo o filé de sardinha.
E use o azeite apenas para refogar os ingredientes e depois um fiozinho no prato, porque embora mais saudável é gordura – que em excesso pesa no organismo e na balança.
Você vai precisar de mais ou menos 250 g de bacalhau seco em postas ou lascas por pessoa | 1 pimentão grande cortado em tiras ou rodelas | 1 cebola grande fatiada em rodelas | mini batatas cozidas com casca ou batata em rodelas descascadas e cozidas – você também pode substituir a batata por abobrinha ou batata-doce e deixar o prato ainda mais leve | tomate | azeitonas pretas | alho picadinho | salsinha picada | pimenta a gosto (opcional)
No processo de dessalgar o bacalhau fervendo-o, você já o cozinha e o deixa macio. Cozinhe também as batatas se for utilizá-las. Se for utilizar a abobrinha, corte-as em tiras finas.
Coloque um fio de azeite numa frigideira ou panela grande e doure a cebola, o alho, o pimentão e a abobrinha ou batata já cozida. Acrescente o bacalhau, e misture delicadamente. Coloque os demais temperos – azeitona, rodelas de tomate ou tomate cereja, salsinha, pimenta do reino – abafe por alguns minutinhos, e está pronto.
Você também pode fazer no forno, se preferir; nesse caso, refogue a cebola, o alho, o pimentão e a batata e/ou abobrinha, e faça uma camada na assadeira, acrescentando o bacalhau por cima; salpique as azeitonas, o tomate fatiado (eu prefiro os tomatinhos cereja), a salsinha e pimenta, e leve ao forno com um fio de azeite e um pouquinho de água para não correr o risco de queimar. Cubra com papel alumínio e entre dez e vinte minutos estará pronto – só o tempo dos temperos se misturarem ao peixe.
Caso você queira servir com ovos cozidos, não os acrescente ao bacalhau, pois o ovo pode estragar o peixe caso sobre; sirva, portanto, separado – um ovo por pessoa é suficiente. E bom apetite!
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024