Que a aveia é famosa por seus inúmeros benefícios, todo mundo ouve falar. Além de reduzir os níveis de colesterol e de doenças coronárias, este cereal possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, fibras e carboidratos essenciais para auxiliar em qualquer dieta.
Mas muita gente tem dúvida na hora de comprar, então vamos às diferenças:
– A farinha de aveia é obtida da parte interna do grão, o que faz com que perca um pouco da sua porcentagem de fibras.
– Já os flocos são extraídos dos grãos prensados integralmente fazendo com que seus nutrientes sejam mais preservados.
– O farelo de aveia é feito através da camada externa do grão e justamente por isso possui maior concentração de fibras betaglucanas.
Mas qual consumir? Todos, pois todas as formas de aveia são extremamente benéficas para a saúde; contudo, o farelo de aveia contém maior quantidade de fibras e proteínas comparado com os flocos e a farinha, e é mais eficaz na redução do colesterol ruim.
Além disso, o farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia cria um volume equivalente a mais ou menos 370g no estômago, o que vai garantir uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha e os flocos. Ele também ajuda a regular o funcionamento do intestino e diminui a absorção do açúcar no sangue, sendo assim excelente para os diabéticos e para a perda de peso.
A quantidade recomendada de farelo de aveia é uma a duas colheres de sopa por dia (quantidade que gira em torno de 15 a 30 gramas). E lembre-se de incluir também uma boa quantidade de líquidos, entre 1,5 e 2 litros ao dia, para que as fibras façam efeito.
Você pode adicionar o farelo de aveia no iogurte, com frutas, no suco, na vitamina, no leite, assim como os flocos. Já a farinha de aveia, use nas receitas de bolos, panquecas, biscoitos e pães substituindo parte da farinha integral – o que suaviza o sabor da farinha. Use também para engrossar mingaus e cremes – como o de milho ou os cremes doces.
Incorpore a aveia no seu dia a dia e aproveite os múltiplos benefícios desse cereal!
Fonte: M de Mulher, UOL / Minhadieta
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024