CINEMA | SÉRIES

ALMODÓVAR • O QUARTO AO LADO

“O Quarto ao Lado” • Vida e morte são os temas centrais do novo filme de Almodóvar, Premiado com o Leão de Ouro, a mais alta distinção do Festival de Veneza, destacando-se também por ser a primeira produção do diretor produzida e falada em inglês.

No foco da trama, a discussão sobre a proibição da eutanásia nos Estados Unidos, além de como as autoridades podem ou não intervir em casos como o de Martha (Tilda) – que opta por interromper o tratamento contra o câncer almejando “um fim digno”.

O relacionamento entre as protagonistas é o ponto alto que guia as reflexões existenciais – enquanto Martha se vê sem aparentes problemas com a iminência da morte, Ingrid (Moore), que lida mal com a questão, enfrenta o dilema um pouco assustada ante a realidade imediata, questionando a fragilidade da existência.

Apesar do mote, o filme é leve – uma contradição sempre presente nos filmes de Almodóvar, que explora os cenários com cores fortes e nos brinda com um texto primoroso, cheio de  diálogos incríveis e cenas espetaculares entre Julianne Moore e Tilda Swinston – que tem uma performance digna do Oscar. ♥️

Na Netflix – e acho que nos cinemas tb.


Débora Böttcher

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.

Deixe um recado