Em tempos de protestos e manifestações, onde já se viu até pedidos de ‘volta da Ditadura’ e ‘intervenção militar’, além de uma polarização de partidos onde parece que temos que escolher um lado – quando, na verdade, nossa única bandeira deveria ser a do País -, divisamos que a linha que separa o cerceamento da liberdade – coletiva e individual – é muito tênue.
E acredito que mesmo uma sociedade livre, como a nossa, pode criar uma pessoa com poder absoluto – absolutamente manipulador -, debaixo dos nossos olhos e sem que percebamos imediatamente.
Certamente, muita gente acha isso extraordinário e pode até pensar que deliro ao abordar tal “absurdo”. Mas vale questionar: um “novo Hitler” é totalmente impossível para a humanidade atual?
Acho que não, pois quando observo o poder do discurso de algumas pessoas, líderes políticos, magistrados e igrejas, por exemplo, tal preocupação me parece bem pertinente.
Se você nunca pensou sobre isso ou tem uma opinião diferente, precisa ver “A Onda”, o filme alemão que adaptou para o cinema um experimento de classe ocorrido numa escola em Palo Alto, em 1967. Como já disse Thomas Jefferson, “O preço da liberdade é a eterna vigilância.”
Tal orientação é atual como nunca…
Assista ao trailler e boa sessão pipoca/reflexão.
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024