Nos últimos tempos, alguns médicos e nutricionistas vem chamando a atenção sobre os malefícios do leite; outros, só indicam a supressão do alimento a quem tem intolerância à lactose. A polêmica ainda está longe do seu final, mas depois que meu marido viu um documentário sobre o assunto, vive insistindo pela diminuição ou busca de alternativas – eu amo leite!
Pois essa semana, decidi testar o leite de amêndoas, cujo preparo é super simples – mais incrível pra mim foi ver a transformação da nut em leite.
O leite de amêndoas tem sido um substituto do leite de vaca desde a Idade Média. Feito através da mistura de amêndoas finamente moídas com água, não possui lactose e tem taxas muito baixas de calorias, carboidratos e gordura – ele também contém mais vitaminas e minerais do que leites de soja e arroz (esses últimos, melhor consumir na forma industrializada para garantir que estejam devidamente enriquecidos com as vitaminas e minerais que se precisa).
Dos mais nutritivos substitutos do leite disponíveis, ele não contém gorduras saturadas ou colesterol, mas ácidos graxos ômega-3 – por isso é muito bom para o coração. É rico em proteínas, fibras, e tem baixo teor de calorias – apenas 34 numa xícara de 200 ml; tem também uma taxa baixa de carboidratos e gorduras, sendo que a maior parte composta de gorduras boas ao organismo.
Como as amêndoas são ricas em vitaminas e minerais, o leite de amêndoa não precisa ser fortalecido. Amêndoas contêm vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo – o flavonoides e a antioxidante vitamina E, encontrados no leite de amêndoas, ajudam a prevenir o câncer e retardar os sinais de envelhecimento.
E o sabor? Obviamente, nada a ver com o leite tradicional a que estamos acostumados. Considero que a mudança tem que ser gradual, de modo a adaptar o paladar ao novo gosto. Outra coisa é a sensação de saciedade: ela é maior com menos quantidade, então se você costuma tomar uma xícara cheia de leite, diminua para pouco mais da metade.
Como fazer? Colocar 100 gramas de amêndoas cruas (sem nenhum tempero – sal, açúcar ou torradas) de molho na água por 12 horas – coloque à noite para preparar pela manhã. Então jogue essa água fora e lave bem as nuts. Leve ao liquidificador e junte 3 xícaras de água filtrada e bata bem. Você pode adicionar uma colherinha de essência de baunilha, se preferir. Coe com uma peneira – eu coei três vezes – e está pronto para beber (se achar que ficou espesso ou de sabor muito acentuado, coloque mais um pouquinho de água e experimente até chegar ao seu paladar e na textura desejada). Guarde na geladeira – sempre em recipiente de vidro – e consuma em até três dias. Para fazer uma xícara, use 30 gramas – mais ou menos 20 amêndoas.
O sumo de amêndoas (esse que fica na peneira) é muito nutritivo e pode ser usado em outras receitas, como patês, bolos e pães, vitaminas, ou mesmo na salada – eu pretendo usar para o bolo de maçã do fim de semana.
Você também pode acrescentar aveia, açúcar mascavo e passas, forrar uma assadeira com papel manteiga e ‘prensar bem a massa’. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos, até ficarem douradas. Retire do forno e deixe descansar à temperatura ambiente durante alguns minutos para esfriar, e leve ao freezer para gelar bem – é importante que as barras esfriem para cortá-las, pois se cortar quente, elas se desfazem. Guarde num recipiente fechado e consuma em até uma semana.
Nuts como nozes e castanhas também são indicadas. Minha experiência com as castanhas, está aqui.
* Fontes diversas.
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024