Quer uma receitinha fácil para o almoço ou jantar? Almondegas são delícia e podem acompanhar o macarrão integral, uma polentinha ou só uma salada de rúcula, tomate, cebola e molho de iogurte, como foi o caso do jantar aqui ontem.
Você vai precisar de mais ou menos 250 gramas de carne moída para fazer em torno de oito almondegas – prefira coxão mole ou patinho. Tempere a carne (crua) conforme sua preferência – eu costumo misturar alho picadinho, salsinha, sal, uma espirrada de vinagre e uma colher de farinha de aveia para dar ‘liga’ (antes da dieta, fazia com uma batata cozida e farinha de trigo). Misture com as mãos e molde a carne em bolinhas. Eu coloco direto dentro de uma frigideira, levemente untada, e dou uma dourada – uma ‘selada’ rápida.
Daí, acrescente o molho – o molho de tomate caseiro é fácil: risque levemente um ‘x’ na base dos tomates e leve para ferver por uns dois minutos; retire-os e coloque numa vasilha com água fria, para dar o choque térmico: a casca sai facilmente. Pique os tomates a grosso modo e refogue com alho, cebola e um fio de azeite. Coloque um pouquinho de água fervente, acerte o sal (bem pouquinho), deixe engrossar e está pronto. Eu gosto de colocar um pouco de orégano e tomilho frescos, além de manjericão – eu tenho uma hortinha vertical que é muito funcional. Deixe cozinhar um pouco as almondegas no molho para aderir bem ao gosto e é só saborear com com seu acompanhamento preferido.
E bom apetite – com leveza e sabor!
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024