COMPORTAMENTO ESTILO DE VIDA

O CÂNCER DE MAMA EM ALERTA

Aos 26 anos, Carolina Sanovicz jamais imaginaria que poderia ser alvo de um câncer de mama. Moradora de São Paulo, após o choque da descoberta, ela decidiu dividir a sua experiência em sua conta no Facebook. No texto – abaixo – , ela conta que, apesar de ter hábitos saudáveis, acabou sendo diagnosticada com a doença há cerca de três semanas e ressalta como foi importante o hábito de fazer exames regularmente. E alerta: “Faça seus exames periodicamente, independentemente da idade que você tenha. Não adie contando com o fato de que não irá acontecer com você. Eu entrei nessa luta pra vencer, mas se eu tivesse deixado pro ano que vem, talvez ela já se encontraria perdida”, escreveu. 

Graças aos exames que detectaram a doença em estágio precoce, ela efetuou a cirurgia para retirar os tumores uma semana após o diagnóstico e agora aguarda para saber quais serão os próximos passos do tratamento.

Leia seu relato dessa experiência na íntegra e cuide-se! Leia mais aqui.


Carolina Sanovicz (Foto retirada do Facebook)

Carolina Sanovicz (Foto retirada do Facebook)

Tenho 26 anos bem vividos, nunca quebrei nenhum osso do corpo, só tirei sangue para exames de rotina e sempre procurei comer todos os legumes e as verduras do prato. Apesar disso e de tantas outras coisas que fiz em busca de tentar ser o que hoje chamamos de saudável, há dezesseis dias fui diagnosticada com câncer de mama. Eu achei que isso nunca iria acontecer comigo, mas aconteceu. Há duas semanas minha vida mudou completamente.

Minhas preocupações mudaram de “será que vou ter tempo de ir na academia hoje?” para “não posso ficar gripada porque pode adiar a cirurgia”. Já chorei um pouquinho, fiquei com dózinha de mim mesma, mas estou bem. Graças a Deus e a uma família incrível tive oportunidade de ser operada em menos de uma semana, então teoricamente já nem câncer eu tenho. Estou aguardando agora para saber a continuidade do tratamento, uma espera que dura sete dias mas parece uma eternidade.

A gente no início se pergunta “por que eu?” mas a vida me responde “por que não você?”. Poderia ser qualquer um, mas fui eu. A realidade é bem menos chocante do que a gente imagina e na verdade quando eu voltar ao trabalho depois da operação a vida segue semi-normal. O que choca mais são as outras pessoas, que parecem que viram um fantasma quando sabem da notícia.

Estou bem, estou viva e pretendo seguir assim por mais uns setenta anos. Pensei muito antes de publicar essa mensagem (quem me conhece sabe que não sou de expor mais que necessário na internet) mas eu que sempre me perguntei qual o sentido das redes sociais, hoje pensei que talvez seja esse. Passar a mensagem: se cuide. Faça seus exames periodicamente, independentemente da idade que você tenha. Não adie contando com o fato de que não irá acontecer com você. Eu entrei nessa luta pra vencer, mas se eu tivesse deixado pro ano que vem, talvez ela já se encontraria perdida. SE CUIDE.

Todo cuidado é pouco quando a nossa vida está em jogo e ninguém é novo demais para nada. Hoje é meu dia de ficar de repouso, trocar curativo e aguardar resultados. Espero que seja seu dia de passar a mão no telefone e marcar a consulta com aquele médico que você vem adiando. Faça isso, por mim, por você e pela vida”.

Carolina Sanovicz


Falas Contadas
Últimos posts por Falas Contadas (exibir todos)

Falas Contadas

Falas Contadas

Escrevendo sobre tudo pra você ler quando quiser.