Um dos nossos maiores medos, é aquela ruguinha que vai aparecendo de repente e mostrando que a pele já não é mais a mesma. Hoje em dia, podemos contar com diversas formas de lutar contra esses efeitos do tempo – com o uso regular de cremes, tratamentos estéticos e alimentação correta.
Mas existem algumas coisas que você pode mudar desde já em seu dia a dia e melhorar a qualidade da pele e da sua saúde. A maioria a gente sabe, mas não custa relembrar:
Beba água – Beber água é fundamental para manter uma pele linda e saudável. É um grande clichê, mas não pode ser esquecido. A quantidade ideal diária não é uma soma exata, então vá pela média: pelo menos, um litro e meio por dia. A água hidrata melhor que qualquer outro líquido, estimula a ação do intestino e libera toxinas.
Alimente-se melhor – Não é novidade: a ingestão de frutas, verduras, legumes e fibras faz bem pra todo o organismo. As frutas vermelhas são uma solução natural para peles desidratadas ou sensíveis. A grande responsável por isso é a vitamina C, que revitaliza, preserva a elasticidade e a firmeza e barra a ação dos radicais livres. As gorduras poli-insaturadas do ômega 3 (encontrado na sardinha e no salmão) hidratam e aumentam a firmeza da pele e ainda ajudam na queima de gordura. O tomate, rico em antioxidantes, é apontado como ótima pedida para reduzir o tamanho dos poros da pele. Já ma cenoura, rica em vitamina E, ajuda na formação de colágeno e elastina – que ajuda a manter a pele saudável, firme, hidratada e sempre jovem.
Limpe a pele antes de dormir – Parece uma regra simples demais, mas ela é essencial. Limpar, tonificar e hidratar a pele deve fazer parte da rotina. Dormir de maquiagem aumenta a sensibilidade da pele, o risco de desenvolver alergias e obstrui os poros. Sem poder respirar, a pele fica mais oleosa e sem vida.
Use óculos – Forçar os olhos para enxergar melhor ou até contrair a testa para se proteger da claridade pode criar marquinhas indesejadas no rosto. Por isso, não deixe de usar óculos de sol. Eles filtram a luminosidade excessiva e evitam a contração da musculatura na região dos olhos.
Use protetor diariamente – Use e abuse do protetor solar todos os dias, inclusive no inverno. Ele previne o envelhecimento e ajuda a manter a pele hidratada e equilibrada. Na hora da escolha, opte por um que proteja contra os raios ultravioleta. Além de impedir que a pele fique vermelha e ardida, a loção é uma grande aliada da saúde. E no verão, proteja-se do sol – principalmente nos horários de pico.
Se você fuma, pense em parar e diminua a ingestão de bebidas alcoólicas – O cigarro é o maior vilão da juventude da pele. Ele deixa a pele cinzenta, pálida, além de flácida, pois vai perdendo o colágeno. O excesso de álcool também faz muito mal, pois provoca o aumento dos radicais livres e barra a absorção de vários nutrientes que ajudam a revitalizar a pele.
Durma bem – Dormir bem é essencial para beleza: o sono estimula a produção do GH, hormônio que ajuda a renovar o colágeno. Portanto, invista na qualidade do seu sono e entregue-se aos braços de Morpheu por pelo menos oito horas diárias.
Seja feliz – Ser feliz faz bem, a gente sabe. Mas além de ser bom para o seu interior, a felicidade interfere também no exterior. A pele também reflete nosso estado emocional, e os problemas, a tristeza e o estresse podem se transformar em dermatites. Assim, invista mais na leveza, mantenha a calma e continue linda em qualquer idade.
Fontes: Fernanda Albuquerque (Dermatologista) | M de Mulher | BemGlô
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024