Já falamos aqui que pular o café da manhã não ajuda em nada a perda de peso. Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar energia – o resultado é que o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas.
Mas, agora, um estudo da Umea University (Suécia), publicado na revista Public Health Nutrition, reforça essa tese e alerta que após acompanhar durante 27 anos crianças e adolescentes, concluiu-se que aqueles que tinham um café-da-manhã “pobre” tiveram um risco 68% maior de desenvolver, quando adultos, a Síndrome Metabólica – uma condição clínica cujas características são altos índices de colesterol e triglicérides, doença cardio-vascular e hipertensão, tendência à diabetes e obesidade.
Ainda não se sabe exatamente a causa desta ligação, mas é clara a importância de alimentar-se pela manhã. Dentre os muitos motivos, há evidências científicas de que quem inicia o dia fazendo boas escolhas alimentares tende a comer bem nas demais horas.
Segundo nutricionistas, o segredo para um café da manhã saudável é a variedade de alimentos – especialmente para os pequenos. Pão, ovos, frutas, iogurte, cereais, leite, batidas de frutas são alguns dos “coringas” que podem ser adaptados conforme o gosto da criança e a disponibilidade. É claro que existem casos de alergia alimentar e necessidades especiais, portanto, consulte um médico ou nutricionista para se aprofundar no assunto.
Se a criança não tiver fome de manhã ou se você não tiver tempo e criatividade na correria do início do dia, mais duas sugestões: reveja o horário da janta e analise se pode ser antecipada, e comece com pouca quantidade de cada alimento. E, para facilitar a vida, deixe a mesa pronta na noite anterior com os itens que não precisam ficar na geladeira (como algumas frutas, pães e cereais matinais), além de pratos, xícaras e todos os utensílios.
Incentive seus filhos ao hábito do café da manhã para um futuro cada vez mais saudável: os alimentos dessa refeição são os primeiros combustíveis do dia.
Fontes: Revista Saúde e Crescer
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024