Sair de casa levando as próprias refeições é sinônimo de qualidade de vida, pois além de ajudar a manter uma alimentação saudável, você controla melhor o que come, selecionando melhor os alimentos, estimulando a criatividade, a habilidade na cozinha, e ainda evitando as tentações – sem contar que é bem mais econômico. É certo que dá um pouco de trabalho, mas compensa – e nada de constrangimento: famosas como Gisele Bündchen e Claudia Leitte costumam carregar suas marmitinhas.
Antes de montar a marmita, a especialista recomenda que os alimentos sejam colocados em um prato para que você tenha noção da quantidade real de cada item. Metade do prato deve ser preenchida com verduras e legumes e a outra parte deve ser dividida igualmente entre carboidratos e proteínas de origem animal (carnes) ou vegetal (feijão e lentilha). Uma fruta como sobremesa também é bem-vinda.
Os alimentos quentes devem ficar separados dos frios, por isso, prefira os recipientes que contêm divisórias ou leve a salada à parte. Além disso, a nutricionista sugere alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, sejam evitados, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o resto da comida. Outra dica é temperar a salada apenas na hora de comer.
Se o tempo entre sair de casa e chegar ao trabalho for superior a 30 minutos, o ideal é colocar as embalagens em uma bolsa térmica, para evitar contaminações decorrentes da mudança de temperatura.
Em um recipiente à parte, acondicione a salada – e consuma os vegetais folhosos primeiro, pois eles são ricos em fibras, o que aumenta a saciedade. Mas leve os temperos em sachês ou pequenos potinhos, pois saladas só devem ser temperadas no momento da refeição.
Os recipientes mais adequados são os de vidro, pois conservam melhor os alimentos e podem ir direto ao microondas. Os de plástico são os mais práticos, mas para não correr riscos, coloque a refeição em um prato antes de esquentá-la no microondas. Já os potes de alumínio devem ser evitados, pois podem alterar o sabor da comida, mas se essa for sua opção, ao invés de aquecer em banho maria, prefira levar ao microondas num prato.
Fonte: Bolsa de Mulher, Folha de Vitória
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024