Vegetarianismo OU Vegetarismo e Veganismo vem ganhando cada vez mais popularidade. Apesar de terem muitas semelhanças, os 2 grupos divergem em alguns pós formando identidades diferentes para indivíduos que fazem parte destes grupos.
Mas qual a diferença?
– Vegetarianismo OU Vegetarismo pode ser adotado por razões diversas: ética, saúde, religião…
– Veganismo tem como foco principal a razão ética de luta pela libertação e exploração animal. Isso implica em uma atitude mais radical por parte do Vegano ou Vegan (como é chamado o adepto ao Veganismo) em relação ao vegetariano.
O Vegan não consome nenhum produto de origem animal – isso passa pela carne, leite e derivados, ovos, mel, lã, etc. Não consomem produtos que são testados em animais, como a maioria dos remédios, xampus, maquiagens e cosméticos em geral. Os vegans estão sempre atentos em indústrias que fazem testes em animais para que possam boicotá-los e assim buscam outras alternativas. De acordo com aqueles que adotam a postura vegana, os animais não devem ser mortos e nem explorados para atender as nossas necessidades.
O Vegetarianismo OU Vegetarismo por sua vez, não é uma prática alimentar motivada somente por questões éticas, mas também envolve questões de saúde ou religiosas. O vegetariano não se alimenta de carne, mas continua consumindo produto de origem animal, como ovos e laticínios. São criticadas pelos Vegans, pois utilizam uma “prática pela metade”. Muitos Veganos foram antes Vegetarianos.
Mas há muitas controversas sobre o assunto em ser ou estar vegano ou vegetariano…
Fonte: Alimentação vegana ou vegetariana
- INVERNO X DIETA - 18/07/2017
- VEGANO X VEGETARIANO - 26/01/2016
- A BALANÇA NEM SEMPRE DIZ TUDO - 15/01/2016