RECEITAS

CUSCUZ MARROQUINO (Couscous)

Outro dia, minha enteada me deu uma caixa de cuscuz marroquino. Sempre tive vontade de experimentar – minha amiga e Chef Claudia Letti tem a iguaria no cardápio e gentilmente já tinha me dado instruções de preparo e até me mandou um vídeo para que ficasse ainda mais claro o processo.cuscus_tipiak

Pois foi ontem que decidi por me atrever a fazer algo que eu nem sabia qual era o gosto, mas que só de olhar dá fome.

Há várias marcas da iguaria. Escolha a que você preferir – a que eu ganhei, é a da imagem ao lado (a marca deve variar na cor do cuscuz – algumas mais claras, outras amarelo mais escuro).

O vídeo do Sam’s Club Brasil ensina a refogar cada um dos legumes separadamente, mas eu refoguei tudo junto. Você pode dar uma olhada lá pra ver a receita deles; aqui, vou dar a minha e para ela, que serve bem duas pessoas, você vai precisar de:

PARA HIDRATAR O CUSCUZ:

01 xícara de cuscus marroquino da marca de sua preferência 

01 xícara de água fervente

Suco de 1/2 limão siciliano

1 fio de azeite (mais ou menos umas três colheres de sopa)

PREPARO DA HIDRATAÇÃO

Coloque tudo numa vasilha, misture bem e deixe descansando.

Enquanto isso, pique/rale:

1/2 cebola (pode ser roxa ou clara)

1 dente de alho

1 talo de alho poró (fatias finas)

1 cenoura ralada

10 talos de vagem (+/- ou quantos desejar) fatiados

1 abobrinha pequena picada em quadradinhos

1 tablete de caldo knorr balance de frango

10 tomates cereja (+/- ou quantos desejar)

1/2 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)

Salsa e cebolinha picadas – e outras ervas a gosto (eu só usei as duas primeiras)

2 ou 3 colheres de azeite

capa_cuscusPREPARO DO REFOGADO

Coloque numa caçarola (ou panela de sua preferência) o azeite e refogue a cebola, junte o alho, depois o alho poró; na sequencia, junte a cenoura ralada, a vagem e a abobrinha e acrescente o caldo  knorr dissolvido num pouquinho de água.

Deixe em fogo baixo uns cinco minutinhos, mexendo de vez em quando, até amolecer todos os legumes – processo bem rápido, já que tudo está bem picadinho.

Quando o refogado estiver pronto, coloque o cuscuz já hidratado na vasilha final e misture os legumes refogados. Salpique salsa e cebolinha, junte a pimenta (se for usar) e os tomatinhos cereja – mexa com um garfo para finalizar e deixar tudo bem soltinho.

Sirva a seguir.

Como acompanhamento, fiz filé de frango temperado com alho, sal e limão grelhado na manteiga, e um sunomono (a salada de pepino agridoce), que é deliciosa e a cara do verão.

É pra comer de joelhos, como diz a Chef Claudia Letti  – aliás, para quem mora no Rio, ela prepara e entrega a iguaria sob encomenda – acesse o site e veja o cardápio de refeições.

Dicas: – Na receita do Sam’s Clube, é adicionado pimentão verde e  amarelo. Meu marido não gosta, mas imagino que dê um sabor mais picante – e mais a cara do Marrocos.

– Por aí, você pode encontrar várias receitas, onde são incluídos outros legumes. Invente a sua com os legumes que você e sua família mais gostam. 😉

Bom apetite!

Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.