RECEITAS

BRIOCHE

capa_briocheOs Brioches mais conhecidos do mundo são os de Maria Antonieta, a Imperatriz Francesa de origem Austríaca, por conta da atribuição a ela da famosa frase “Dê-lhes brioches!” quando informada que o povo reclamava por não ter pão. Não sei se é verdade real.

Confeccionados com ingredientes adicionais à maioria dos pães comuns – que levam basicamente farinha, fermento e água -,  os brioches carregam na composição leite, ovos e manteiga, o que os torna potencialmente mais caros e, portanto, com status de pertencentes à nobreza – mas atesto que toda mortal comum pode por a mão na massa e saborear uma das delícias da mesa da rainha.

E se há um segredo, é o jeito de ajeitar a massa para lhe conferir o formato ’em ondas’ que lhe é tradicional – e esse é muito simples.

Pessoalmente, por não gostar muito de ovo – sempre diminuo a quantidade das receitas -, eu uso um ovo e uma gema a menos – sendo que ainda separo metade da segunda gema para pincelar -, e acredito não dar nenhum prejuízo ao resultado final. Fica a critério.

O ideal é assá-los em forma de bolo inglês – ela dá o formato perfeito aos brioches por mantê-los mais compactos, além de uma textura mais macia; na maioria das vezes, eu asso em forma comum e eles ficam mais consistentes, com jeito de pão caseiro. Você decide, mas nos dois casos o jeito de moldar a massa é o mesmo – disposição de mini-pães sobrepostos.

Vamos à receita original, do Edu Guedes, onde você vai precisar de:

2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (1 pacotinho)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
3 ovos
3 gemas
1 xícara (chá) de leite levemente morno
1 xícara (chá) de manteiga
1 colher (sopa) queijo parmesão ralado
3 a 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Gema para pincelar
Queijo parmesão ralado para salpicar

Brioche_duoModo de Preparo:

Em uma tigela, misture o fermento, o açúcar e o sal. Acrescente os ovos, as gemas, o leite, a manteiga, o queijo ralado e misture até que fique homogêneo.

Junte a farinha de trigo aos poucos e misture até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos. Deixe descansar por meia hora, mais ou menos.

Após esse tempo, faça bolinhas médias ou pãezinhos, e coloque em uma fôrma de bolo inglês, intercalando uma ao lado da outra de modo que sobre os espaços você possa colocar outras por cima, nos vãos (veja a imagem).

Sobreponha duas a três camadas, pincele com a gema, salpique o queijo e leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por 35 minutos na média – até dourar.

Daí, é só saborear, feito realeza. 😉


Dá uma olhada no vídeo do Edu Guedes que ele ensina direitinho.

 

Débora Böttcher
Últimos posts por Débora Böttcher (exibir todos)

Débora Böttcher

Débora Böttcher

Formada em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Produção de Textos. Participou do livro de coletâneas "Acaba Não, Mundo", do site "Crônica do Dia", onde escreveu por 10 anos. Publicou artigos em vários jornais. Trabalha com arte visual/mídias. Administra esse portal - que é uma junção dos sites Babel Cultural, Dieta com Sabor, Hiperbreves, Papo de Letras e Falas Contadas.