A tradição diz que todo dia 29 é dia de Nhoque da Sorte.
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu alimento. A família era grande e tinha pouca comida, mas eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.
Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do “Nhoque da Fortuna e da Sorte”, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer à vontade.
Segundo a simpatia, o dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.
Seja como for, em qualquer tempo, um gostoso NHOQUE de ABÓBORA pode dar ainda mais sorte! Anote a receita da Letti Gastronomia Artesanal, escolha um bom vinho italiano e bom apetite!
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024