Ontem teve um festival de geleias na cozinha: pimentas e amoras espalharam seus sabores pela casa – e ainda teve uma torta de maçã, mas essa eu dou a receita depois.
No condomínio onde moro tem uma árvore linda de amoras – que pouca gente curte, mas eu aproveito (do fruto e da beleza). Assim, depois de colher amoras por dois dias, hoje no café da manhã saboreamos essa delícia. Deixo a receita, super simples e faço um adendo: muitas receitas de geleias não utilizam a maçã; eu a coloco em todas que preparo, pois ela dá melhor consistência e sabor por causa da a pectina, que tem propriedade geleificante, espessante e estabilizante, o que garante melhor harmonia para as geleias.
Assim, para a geleia de amoras, você vai precisar de:
2 xícaras de amoras
4 colheres de sopa de açúcar (eu não gosto muito doce; se preferir, acrescente mais)
Suco de uma laranja
Suco de um limão
Uma maçã descascada ralada no ralo grosso
Lave as amoras e tire os cabinhos. Leve os ingredientes – menos a maçã ralada – ao fogo por cinco minutos. Em seguida coloque no liqüidificador e bata o suficiente para desmanchar – pode ser no modo pulsar, para que não esmigalhe totalmente. Leve ao fogo novamente e acrescente a maçã ralada e vá mexendo de vez em quando até ficar cremosa e brilhante – aproximadamente 10/15 minutos, quando começa a “espirrar”. As geleias encorpam após gelar, mas devem estar com pouco ‘suco’ no momento em que tiramos do fogo. Depois de fria, transfira para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.
Outra que amo é a geleia de pimenta. Ela vai vem com carnes, queijos e até na torradinha – eu como de colher (dá pra ver pela foto que, quando tirada, já estava na metade!)
Para esse preparo você vai precisar de:
– 2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (se desejar mais intensa, coloque mais)
– 1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
– 1 xícara de açúcar
– 200 ml de suco de laranja (1 xícara)
– 1 dente de alho pequeno bem picadinho
– 1 pitada de sal
– 1 fatia de gengibre ralado (opcional)
Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer. A geleia ganha consistência depois que esfria, então quando você desligar, é possível que ainda perceba a maçã ralada: não se preocupe, pois no processo natural de resfriamento, ela vai se desfazer totalmente e incorporar. Depois de fria, transfira para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.
Aí, é só saborear… Bom apetite!
* Geleias de outras frutas podem ser preparadas no mesmo processo, como morangos, framboesas, pêssegos… Você também pode juntar frutas vermelhas, como amora e morango, por exemplo. Use seu paladar e criatividade e prepare geleias deliciosas para sua família!
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024