A gente sabe que precisa se exercitar, mas engana-se quem acredita que só o pescoço pra baixo requer atividade física regular.
Nosso cérebro, um dos músculos que mais trabalham e mais possui funções acumuladas, necessita de estímulos tanto quanto os outros órgãos do nosso corpo. Apesar da atividade intensa, o cérebro nem sempre é surpreendido com novas informações e isso pode deixá-lo no “modo automático”. E isso pode parecer não ser nada demais, mas no futuro fará toda a diferença – entre outras coisas, uma mente que está ativa e sempre trabalhando não adoece facilmente.
Estudos apontam que 40% da população acima de 90 anos vão apresentar problemas de demência. O desafio é fazer com que as pessoas alcancem esse estágio da vida com a mente em ordem.
Para isso, os médicos não apostam em medicamentos ou tratamentos, mas em atividades comuns do cotidiano, como estudar, trabalhar, raciocinar e se relacionar com amigos. Esses elementos servem de combustível para aumentar o que os cientistas denominam de reserva cognitiva — bagagem de aprendizados e experiências que as pessoas acumulam ao longo da vida.
Existem várias maneiras de estimular o cérebro e se prevenir de problemas mais tarde: leitura, jogos de memória, aprender uma língua nova, tocar instrumentos que trabalhem os dois lados do cérebro (como o piano e o teclado), atividades simples como escovar os dentes com a mão contrária, fazer um caminho diferente para o trabalho, mercado, academia, etc., trocar o lado que você costuma usar o relógio, fazer um curso livre (maquiagem, pintura, tricô, artesanato, etc.), prática de atividades e jogos que exijam concentração do cérebro, principalmente aquelas com imagens invertidas – são algumas maneiras de prevenção para o cérebro estar sempre alerta.
Além disso, uma boa alimentação também é muito importante para mente e corpo sãos. Portanto, não deixe de exercitar-se mentalmente também!
Fontes: BemGlô | Zero Hora
- O AMOR ACABA - 15/12/2023
- MAURA LOPES CANÇADO – O QUADRADO DE JOANA - 23/04/2023
- O MANIFESTO: “DOMINGO A GENTE FAZ UM PAÍS.” - 22/10/2022