Clafoutis é um doce da culinária francesa, que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. A receita indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão).
Depois, faz-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão, junta-se leite, nata, manteiga derretida e as cerejas, e deita-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar, assa em forno quente por 30-40 minutos e serve-se morno.
Existe uma variante, também originária do Limousin, em que se utilizam outras frutas, principalmente a maçã, denominado “flaugnarde” ou “flognarde”.
Mas essa semana, no Cozinha Prática Verão, de Rita Lobo, a clássica sobremesa francesa ganhou versão salgada e com um toque brasileiro. Eu fiz e para o preparo, você vai precisar de:
2 abobrinhas pequenas
200 g de queijo minas (frescal) em peça
1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g)
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de azeite
1 1/2 colher (chá) de sal
noz-moscada ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preaqueça forno a temperatura média e separe um refratário redondo com cerca de 30 cm de diâmetro.
Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes faça um corte em X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes (eu não faço isso – utilizo os tomatinhos com semente e tudo).
Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade.
Numa tigela, quebre um ovo de cada vez – se um estiver estragado você não perde toda a receita – e transfira para outra tigela maior. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem com o batedor de arame (fuet) até ficar liso. Adicione o leite e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada (opcional). Misture bem.
Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos, leite e farinha. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos até estufar e dourar.
Retire do forno e sirva a seguir. Com uma saladinha (e uma taça de vinho), você tem uma refeição completa.
- “ALIKE” – PARA QUE EDUCAMOS AS CRIANÇAS? - 22/05/2024
- UM ANO SEM LUNA - 15/05/2024
- A “ONDA” DA COMUNICAÇÃO INTUITIVA - 01/05/2024