Quando as pessoas falam sobre saúde e emagrecimento, sempre há alguma fórmula mágica: seja algum alimento milagroso ou tratamento único diferente de tudo que já existiu.
Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024
Um desses “milagres” muito conhecido é o suco detoxificante (detox): uma bebida que pode ser composta por frutas, verduras, ervas, grãos, etc. Que promete limpar o organismo (basicamente, pois podem prometer mais coisas).
Mas, você já pensou que se um suco ou qualquer outro alimento/tratamento desse tipo fosse eficaz, por que não param de surgir novas “descobertas” sobre emagrecimento?
Nenhum alimento, por si só faz emagrecer, como também não faz engordar. Na verdade, o que é observado é que o comportamento diante da comida é o que tem mais relevância nesse quesito. Muitas pessoas tomam suco detox (bem como outros alimentos), porque acreditam que ele fará bem à saúde e ajudará na perda de peso de forma rápida. Mas também, algumas dessas pessoas bebem esses sucos apenas por obrigação e sem gostar.
Lembre-se: não coma nenhum alimento pensando se vai engordar ou emagrecer! Se alimente do que seu organismo pede e do que faz bem para o seu corpo e para a sua mente.
Sucos são ricas fontes de nutrientes, porém, nós devemos tomar os que gostamos, não os que “limpam” o corpo! Mesmo porque não existem sucos que limpam o organismo. Essa função é realizada pelo seu figado e até ele pode se sentir sobrecarregado, se você tomar muito suco!
Então, a melhor dica é se hidratar com água e, se quiser um suquinho, aproveite os sucos e todos os outros alimentos que você gosta, mas com consciência, sem exagero e dando atenção à sua fome e saciedade! 🙂
Texto de Sophie Deram, Nutricionista e Coach em Nutrição