Você conhece o ‘Farelo de Aveia’? Ele é a camada externa do grão que é retirada no processo de refino da aveia e contém uma quantidade importante de nutrientes, como as fibras. Isso porque os farelos são sempre alimentos integrais.
De resto, a composição nutricional dele e da própria aveia, são semelhantes, o que significa que o farelo contém glúten. Mas no caso do farelo de aveia, não é qualquer fibra de que estamos falando, já que as beta-glucanas são um tipo especial e estão em abundância na parte externa da aveia, trazendo benefícios ao nosso organismo, sendo o principal deles a maior demora na absorção da glicose e do colesterol – as beta-glucanas transformam-se em um gel no sistema digestivo quando entram em contato com a água.
Na comparação (com a aveia) também ganha-se vitamina E e K, em minerais como o ferro, potássio e fósforo, e ainda um pouco mais de gorduras totais, principalmente as monoinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol HDL, considerado bom para nosso organismo.
O farelo de aveia traz saciedade, ajuda a regular o intestino, protege a imunidade, colabora com a prevenção ao diabetes e traz bem estar.
A dieta do francês Pierre Dukan sugere a ingestão de uma colher e meia de sobremesa por dia na fase inicial da reeducação – que pode ser consumida junto a frutas, misturada a sucos, iogurtes e vitaminas e/ou em massas doces e salgadas de tortas, bolos e biscoitos.
Nós já aderimos. Que tal você também experimentar?
- CHURROS - 04/02/2024
- SUCOS FUNCIONAIS - 16/01/2024
- SAUDÁVEL NO CARNAVAL - 10/01/2024